HostGerente
  • 08 | setembro
  • 2017

Registro de domínios: Importância do DNS

Você possui um domínio registrado e configurou o DNS no painel de controle, o que acontece quando você altera esse DNS? É sobre isso que iremos falar.

Registro de domínio: O coração de seu site

Tempo de propagação, registro incorreto, não recebe emails, envio emails e vai direto pra caixa de SPAM ou ainda nem é enviado, site aponta pra um servidor incorreto, subdomínios desapareceram, site não acessa… esses são alguns dos sintomas que podem ocorrer quando você altera o seu DNS no “Registrar” (esse é a empresa que registrou seu domínio, tipicamente é o Registro.br para registros nacionais, mas também pode ser a HostGerente, Uol, Terra e por aí vai) e indica um DNS que não possui as configurações corretas.

Tempo de propagação: Você vai ouvir isso de vez em quando, e toda vez que fizer uma alteração em seu DNS você deverá aguardar um tempo para que o registro alterado seja “propagado” por toda a internet. O tempo pode variar muito de Provedor para Provedor e acrescentamos aqui o tempo de reconhecimento do DNS do cliente lá na ponta da conexão que quer acessar o site (esse é imposto tipicamente pela operadora de telecom do usuário). No geral, em 2 horas tudo estará “propagado” e acessível.

Registro Incorreto: Isso é complicado,  se existe algo errado ou faltando em seu novo DNS, tenha certeza, você vai ter reclamações. Avalie rapidamente toda a situação para aplicar a correção e não se esqueça, sempre que alterar o DNS, pode demorar até 2 horas para que seja completamente propagado.

Problemas com emails: Emails não são enviados, emails não chegam, emails instáveis, email vai direto pra caixa de SPAM… Esses são sintomas comuns quando existe algum erro na configuração de seu novo DNS. Os registros de DNS relacionados ao email são complicados, solicite a seu provedor de Emails a lista de registros relacionados ao Email e aplique a configuração em seu novo DNS. Lembre-se, a configuração do DNS normalmente tem registros do tipo A, CNAME (webmail, mail, pop, smtp, imap, etc), TXT (DKIM, SPF, DMARC). Não sabe como fazer isso? Procure logo um especialista e evite mais reclamações.

Subdomínios não abrem: Bem, nesse ponto você já sabe que existe algo errado com seu novo DNS, fique atento aos registros de seu subdomínio, eles normalmente são do tipo CNAME (e apontam para um Nome/Hostname ) ou A (e aponta para um IP ). Sim, neste ponto também haverá o tempo de propagação quando você aplicar a correção.

Site aponta para lugar errado: Aqui a reclamação é imediata. Não demore pra aplicar a correção, seu site é seu cartão de visitas e precisa estar online o maior tempo possível.

Site não acessa: Se você alterou seu DNS a pouco tempo, aguarde, ele voltará ao ar nos próximos minutos.  Você esperou um bom tempo (mais de 2 horas) e nada de voltar ao ar, isso pode indicar que seu DNS ainda está com configurações incorretas. Nesse caso, solicite a seu provedor o IP de seu novo servidor e faça a validação das configurações de seu DNS rapidamente. Não se esqueça, a cada alteração no DNS você deverá aguardar o tempo de propagação que normalmente é de até 2 horas.

 

Cada problema exige um tipo especial de validação!

Veja logo abaixo alguns procedimentos que podem te auxiliar nessa tarefa importante:

 

Consulte seu DNS atual: Veja rapidamente de registro A,  CNAME, NS, MX.


Faça testes com seu MX: Seja curioso, e veja a possibilidade de saber se seu servidor de emails está em alguma blacklist.


DNS no mundo: Consulte um de seus registros DNS e veja como ele é reconhecido em todo o mundo.


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